top of page

DJONGA - O MENINO QUE QUERIA SER DEUS - Releitura de Capa

  • Foto do escritor: Caio Gomes
    Caio Gomes
  • 21 de mar. de 2018
  • 4 min de leitura

Fala aí seus CANELA do Anderson Silva belesma?

Hoje trago pra vocês um pouco do meu trabalho como ilustrador, afinal o blog era pra isso mesmo. E começo uma série que vai se chamar RELEITURA DE CAPA, mais claro que isso só um farol xenon ligado a 10 cm da tua cara, onde eu vou pegar discos que gosto e vou ilustra-los da minha maneira... Isso não quer dizer que não gostei da capa, mas sim que o álbum de alguma forma mexeu com minha pessoa.


ALBUM: O MENINO QUE QUERIA SER DEUS - DJONGA


Conheci uma galera que olhou pra capa e pensou... MAS QUE P*** ESSA? Parece que foi feito a moda "caralha", mas não, ANIMAL. A CAPA é foda e muito grande para mentes pequenas, muito significado numa simples imagem..é que nem você quando não entende nada de arte e vê um quadro de Guernica de Picasso e você fala: porra uma criança de 5 anos faz isso. Então você estuda e descobre a monstruosidade artística que está embutida ali, mas aí você fala, porra Caio, isso aí não é nenhum Picasso! No entanto eu te respondo, VAI ESTUDAR ANIMAL!!! Vai pesquisar um pouco das capas de Rap dos anos 90 e da musica em geral. No primeiro disco Heresia a capa fazia referência ao Disco de MILTON DEUSNASCIMENTO, onde o próprio Djonga diz num verso que o disco dele é a prova que se pode julgar o disco pela capa...Pronto, tela azul sua mente.



Um disco que arrepia a alma, mais do que mensagem, um disco Honesto... Sou fã de Rep desde moleque...aquela parada quando escutei Soldado do morro pela primeira vez em 99, do Disco traficando informação do MV BILL, aquilo mudou minha vida e como eu via o mundo... assim via MTV, quando começava aquele BAIXO sinistro de Jazz no clipe fodastico Sonho meu do Xis...E sim Musica e Arte VISUAL estão ligadas quer você queira ou não.. Entendeu? Acho que não.


Eu sou daqueles que dá o papo reto e vive torto Assim é fácil, né? Igual um médico fumante. Djonga

Então "vamo" lá pra releitura.


A IDEIA

A ideia veio quando eu cheguei logo na segunda faixa do album, Junho de 94. Musica a qual me identifiquei bastante, pois tem uma parada muito pessoal, desabafo mesmo, de um cara que gosta de ter o controle das coisas mas ao mesmo tempo tem noção que não consegue. E assim deseja ser Deus. E no meio da música ele fala que esta em CIMA DA MARQUISE pra se matar...maluco... chega arrepiar. Então nessa jogada, me deu a ideia da ilustração. Primeiro vai no lápis mesmo, muita gente faz vários esboços pequenos e depois escolhe um e vai pro papel oficial. Eu raramente faço isso, a ideia vem e nós taca direto na folha...

Aqui o processo de arte final... esse negócio de tacar a tinta nanquim em cima pra quem não sabe. Toda hora vem alguém me falar que eu imito ou pareço com Rafael Grampa. Fico até feliz ser comparado com o cara pois ele é um monstro, mas se vocês forem na postagem anterior aonde eu falo de influências, verá que são outros caras que me inspiro.




Depois finalizar tudo com a nanquim, eu scaneei, no próprio aplicativo pra celular, pois a folha é A3 e não cabe no meu Scanner mané. Esse app é uma mão no triturador, ajuda bastante. Mas como eu sem noção que sou, peguei e refiz todo ele no digital. Pois me ajuda a deixar o meu digital muito mais fiel ao tradicional, pelo simples fato de assim conseguir configurar o Brush pra ficar o mais fiel ao meu traço. Eu também sou preguiçoso pra limpar a digitalização, então prefiro ser um asno e refazer tudo.


O material que usei foi o seguinte. 3 canetas, duas Pen Brush( caneta pincel trouxa) e uma nanquim descartavel 0,1. Ambas da Sakura, Boa bonita e não tão barata, pois não existe material de desenho BARATOOOO. Tudo caro nessa porra e desenhista passa fome, 30 conto numa caneta é caro sim.


COLORIZAÇÃO



O grande dificuldade é achar uma paleta de cores agradável, como na capa do disco, o azul é predominante e escolhi umas 5 cores pra trabalhar. EU ODEIO,ODEIO muito colorir, mas é aquilo, eu odeio salada, mas como. Mas CAIO qual programa que você usa??? Se ganhasse um real a cada vez que eu escuto isso, eu ainda assim estaria pobre. Então pequeno gafanhoto, eu uso o CLIP STUDIO ou MANGÁ STUDIO não tem diferença. O porquê do uso dele? Pelo simples fato de eu ter um PC bosta com só 4 giga de ram. Abre o photoshops e o spotfy trava tudo. Então esse clipstudio é muito mais leve, mais leve que essa perninha de grilo da maconha barata que você fuma.


Depois de colocar todas as cores chapadas, que os cults gostam de chamar de FLAT COLOR, eu salvo e vou finalizar no photoshop. Onde da pra fazer umas graças.


TEXTURA E DEGRADÊS.



Se você não tiver problema de visão, vai reparar que tem uma "texturazinha" marota que da aparência de pagina de jornal. Então isso é uma coisa que sempre quis colocar nas minhas ilustrações. Um cara que faz isso com maestria é o Dirty Robot, só procurar no insta deixa de ser preguiçoso. No photoshops eu faço esse filtro de Noise, se quiserem eu facilito a vida de vocês que tem preguiça, comenta aí que em breve eu coloco o arquivo com esse filtro pronto.

Coloco também uma camada bege pra dar essa aparência de velho. Por isso o branco nunca fica branco. Faço uns degradê bem leve pra não ficar escaralhado, deixando assim harmônico pra quem vê.



Resultado é esse aí. Detalhe pro cabo do microfone conectado direto na cabeça, desvende o mistério O.O

E como não pode faltar eu adoro Letras e completo com essa falta de capricho.



Vou ficando por aqui, hoje não fiz minhas brincadeiras como de costume, pois esse foi um trampo que levei muito a sério pra fazer. E se quiser ou tiver sugestões pra releituras de capa, é só deixar um comentário.

Bjunda para todos vocês. Feed back é tudo e o back também.


 
 
 

1 Comment


Victor Abreu
Victor Abreu
Mar 21, 2018

O caiozinho que queria ser Deus, e tem conseguido.

Fogo nos Racista!!

Like

© 2018 Gomestizando -

Caio gomes

Sobre

um BLOG feito com uma mão para pessoas que não tem amor próprio e nem respeito pelo  tempo

Contato
 

só chamar que nós responde.

  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Twitter Basic Black
Agradecimentos aos Anunciantes
 

Quer teu nome aqui? Me paga um salgado e um chopp e tá tranquilo.

Valeu Seu LINDX um dia eu respondo.

bottom of page